Livro movimenta Meio-Ambiente no Maranhão

O Autor José Carlos Aroucha Filho e os Confrades da Academia Ludoviciense de Letras do Estado do Maranhão.

 José Carlos Aroucha Filho, lendo o discurso de agradecimento do lançamento do livro Meio Ambiente & Práticas Sustentáveis

 O Autor, com a mãe Lourdes Aroucha e sua irmã Lídia Aroucha.

O autor José Carlos Aroucha Filho e o seu irmão o renomado Advogado Welligton Aroucha e família.

O Autor com o o Engenheiro Civil, escritor e membro da Academia Ludovicense de Letras, Irandi Leite e sua esposa. E com o respeitado Médico Veterinário Ornilo Arouche. 

APRESENTAÇÃO

                                                            

Lançamento da 2ª Edição

 

O Engenheiro Florestal, Professor, Ambientalista, Palestrante, Radialista e Escritor José Carlos Aroucha Filho, coloca à disposição dos seus leitores uma nova edição atualizada, revisada, e ampliada da publicação do livro “MEIO AMBIENTE & PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS”. Fruto de criteriosa revisão e atualização de dados, esta segunda edição voltou-se fundamentalmente a assuntos importantes com relação ao meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental nas escolas para uma melhor prática sustentável no dia a dia. Muitos dos assuntos ressentiam-se de interpretação mais clara e objetiva com relação às práticas sustentáveis, enquanto outros foram redefinidos, procurando-se adequá-los à realidade das escolas. Nesta reedição revisada e ampliada, mais de 20 novos assuntos foram incorporados, abrangendo os mais variados campos do conhecimento prático e científico, procurando, desta maneira, ampliar o leque de abrangência destas práticas sustentáveis. Está sendo inserido um artigo científico sobre a Agonia e Morte do Rio Itapecuru e seus Afluentes devido à Degradação Ambiental Antrópica, e um Glossário de Expressões e Termos Técnicos Ambientais. Merece ser ressalvado que as mesmas regras adotadas quando da elaboração da edição anterior foram rigorosamente seguidas nesta nova edição.

JOSÉ CARLOS AROUCHA FILHO é maranhense, nascido em São Bento (MA), em 1967. Graduou-se em Engenheira Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. É especialista em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF. É também professor, escritor, ambientalista, agroecologista, palestrante, consultor ambiental e radialista.

Além de escritor, José Carlos Aroucha Filho tem uma intensa atividade como palestrante na área ambiental e educação. Na execução dos seus trabalhos vem contribuindo para o despertar  de jovens e adultos no âmbito da educação ambiental, da preservação ambiental e das práticas sustentáveis.

Esta obra, MEIO AMBIENTE & PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS, é uma coletânea de textos paradidáticos com informações e práticas ecológicas para se pensar e agir de maneira sustentável e ambientalmente correta com relação ao meio ambiente e seus recursos naturais renováveis e não renováveis. O intuito deste livro é estimular práticas sustentáveis e reflexões no campo da educação ambiental, trazendo a história de vida prática e ações em campo do profissional José Carlos Aroucha Filho.

O Autor José Carlos Aroucha Filho e o seu irmão Tenente do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão Manoel Aroucha e família.

O Autor José Carlos Aroucha Filho e o diretor da Associação Brasileira de  Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Luís Henrique Fonseca.

O Autor José Carlos Aroucha Filho e o Escritor e Professor Universitário Manoel Barros.

PREFÁCIO

                                                            

 

Esta obra, MEIO AMBIENTE & PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS, é uma coletânea de textos paradidáticos com informações e práticas ecológicas para se pensar e agir de maneira sustentável e ambientalmente correta com relação ao meio ambiente e seus recursos naturais. O intuito é estimular práticas sustentáveis e reflexões no campo da educação ambiental, trazendo a história de vida prática e ações em campo do profissional José Carlos Aroucha Filho – engenheiro florestal, professor, especialista em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental, ambientalista, agroecologista, consultor ambiental, palestrante, escritor, radialista e extensionista rural da dimensão ambiental, voltado efetivamente para a temática e didática ambiental e sustentável, que poderá ser aplicada como matéria extracurricular para a educação de jovens, adultos do ensino fundamental e médio e a classe acadêmica.

           Este livro pretende gerar um questionamento e uma reflexão sobre as práticas sustentáveis adotadas no dia a dia, e poderá ser o caminho efetivo e prático da educação ambiental, sustentabilidade, preservação e conservação dos biomas e/ou ecossistemas existentes no planeta, numa linguagem pedagógica e didática que poderá auxiliar e servir de conteúdo para o desenvolvimento de uma consciência ambiental ecologicamente correta e atitudes sustentáveis.

            A leitura e aplicação deste livro poderá ser o início da transformação que tantos autores vêm cobrando na mudança da grade curricular do aluno e do professor em relação à conservação, preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

            Com relação ao autor, conheci pessoalmente José Carlos Aroucha Filho no ano de 2005 em uma cooperativa que prestava serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural em Projetos de Assentamento Rurais do INCRA no Estado de Rondônia.

            Ele é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Amazonas (UFRA), com ação e coração voltados para o compromisso de preservação e conservação do meio ambiente e dos ecossistemas existentes. Mais tarde se tornou extensionista rural da dimensão ambiental e ambientalista, tendo ainda um compromisso efetivo com a área socioambiental, pois o seu trabalho e as suas ações de campo são voltados principalmente para as questões dos povos tradicionais da floresta, tais como ribeirinhos, quilombolas e indígenas na defesa dos direitos sociais e ambientais na conservação e preservação dos recursos naturais de suas terras e florestas.

            Naquele momento em que trabalhamos juntos tínhamos a mesma visão por atuar nos Projetos de Assentamento (PAs), percorrer e caminhar o econômico, social e ambiental daqueles assentados e lutar para a emancipação de alguns dos assentamentos.

            Anos depois José Calos Aroucha Filho perpassou por uma linha de aperfeiçoamento, passando a trabalhar com a agroecologia, a agricultura orgânica e agroflorestas, na assistência e assessoria técnica nas dimensões econômica, social e ambiental, levando informações da área da agroecologia para pequenos agricultores, quilombolas, indígenas e ribeirinhos em Projetos de Assentamento de Reforma Agrária do INCRA/RO/MA.

            Atua também efetivamente como Engenheiro Florestal (instrutor), ministrando Cursos e Treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR), pelo SENAR/RO/MA, nas seguintes áreas: Manejo e Conservação de Solo, Florestamento e Reflorestamento; Sistemas Agroflorestais (SAFs); Viveirista; Fruticultura Tropical; Olericultura Básica; Piscicultura; Agricultura Orgânica e Agroecológica e Educação Ambiental.

            Como contribuição voluntária, trabalhou na educação ambiental, demarcação, instalação, adubação, manejo e programação de hortas orgânicas e agroecológicas em comunidades tradicionais e centros terapêuticos na reabilitação de jovens toxicodependentes de álcool e drogas, e em escolas municipais quilombolas, indígenas e ribeirinhas, que estão inseridas no Programa Horta Agroecológica e Orgânica nas Escolas.

            Na execução dos seus trabalhos vem contribuindo para o despertar  dos jovens no campo com conhecimentos técnicos na valorização, conservação, preservação e sustentabilidade ambiental.

 

                                                                 Porto Velho (RO), 13 de Abril de 2017.

                                                                           Maria de Deus Alves Carneiro.

Sede: Curitiba - Paraná

Envie seus trabalhos para mhariolincolnfs@gmail.com