MAGIA, ENCANTO E POESIA NA POSSE DE SOLANGE LEMINSKI À ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA

* João Batista do Lago, membro APB.

Na última sexta-feira (10/08/18), à noite, ocorreu a cerimônia de entronização  da artista plástica, atriz e poeta Solange Leminski, na Galeria de Arte do Instituto Montes Ribeiro (av. Vicente Machado, 160 – centro – Ctba), à Academia Poética Brasileira. A solenidade foi presidida pelo presidente da APB, advogado, jornalista e poeta, Mhario Lincoln Félix.
Solange Leminski (reside em Ponta Grossa) foi saudada por Luiz Arthur Montes Ribeiro, presidente do Instituto Montes Ribeiro, que disse conhecer a artista paranaense há mais de 30 anos, e que é um dos seus principais admiradores. Em razão disso – disse -, o IMR sempre estará de portas abertas para expor seus quadros, que são produzidos na cidade de Ponta Grossa (PR).
Outro ponto alto da solenidade que empossou Solange Leminski, como confreira da APB, foi a “performance” do poeta, teatrólogo, ator e diretor de teatro, Olinto Simões, que, partindo da Alegoria da Caverna, de Platão, fez um discurso poético-filosófico, destacando sobremodo a possibilidade da capacidade do homem moderno livrar-se de suas “cavernas”.
À solenidade estiveram presentes vários escritores e poetas curitibanos (da capital e do interior), dentre os quais destacam-se Geraldo Magela e Cirlei Fajardo, que foram agraciados com o botton personalizado da Academia Poética Brasileira.

QUEM É?
Solange Leminski Borges de Castro, nome artístico Solange Leminski, é artista plástica e despertou para as artes ainda menina, aos 14 anos de idade, quando iniciou seu primeiro curso no SENAI na área de Desenho Artístico e Publicitário.
Seu processo criativo vem do olhar e observar a natureza, seus elementos e cores, o encontro com o quadro, a gestualidade e a vontade inserida dentro dele, "A criação é uma esfera legítima em si mesma", diz ela.
Após 10 anos morando no Nordeste (mais especificamente em São Luís-MA), retornou ao Paraná e passou a frequentar o Ateliê do artista plástico João Carneiro, um dos maiores incentivadores na sua arte, e onde recebe orientações técnicas e suas obras iniciam-se em paisagens realistas.
Participou de Oficinas Integradas de Cultura com a consagrada artista plástica Laura Miranda e o artista plástico Edilson Viriato, além de cursos de Reflexos sobre alguns dos principais movimentos e Artistas do século XX, com Luizana Pellizzari.
Durante esses 25 anos de carreira, suas obras passaram a figurar em várias cidades do nosso país e alguns locais do exterior como: Roma, Portugal e Alemanha.
Seu trabalho encontra-se em acervos, espaços públicos e particulares como: A Estação Arte e a Prefeitura de Ponta Grossa, na Uniodonto, e demais escritórios, clínicas, colégios e residências.
Esta artista fez inúmeras exposições individuais e coletivas pelo Brasil e exterior. Recentemente participou da FLIM, em Maringá/PR, com uma palestra sobre: “A Imagem na Poesia".
Suas obras foram estudadas na escola Bom Pastor em Ponta Grossa/PR e após o ano letivo concluído, ocorreu uma releitura pelos alunos; posteriormente a artista foi protagonista de uma palestra e autografou os trabalhos de cada estudante.
Seu nome está inserido no dicionário das Artes Plásticas do Paraná. Ela é integrante da APLA - Associação Pontagrossense de Letras e Artes, e membro do Conselho Municipal de Cultura em Ponta Grossa; é autora do livro Gerações Leminski.
A arte é presença forte em sua vida, um combustível para transfigurar por este mundo tão necessitado e carente de Arte, Educação e Cultura. Solange Leminski acredita que através da arte o ser humano possa enxergar um mundo melhor, com mais beleza e sensibilidade. (https://www.ciadaobra.com.br/obras-de-arte/solange-leminski).

Solange Leminski com o presidente da Academia Poética Brasileira, jornalista Mhario Lincoln. Na ocasião, entregou o livro @LEMBRANÇAS, do vice-presidente Edomir Martins de Oliveira.

ACIMA, a nova imortal da APB recebe cumprimentos do Coordenador da Feira do Poeta, Geraldo Magela.  mais abaixo,  recebe o presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Azevedo.

Atras, obras de Solange Leminski.

O artista visual Roberto Rodrigues e Mhario Lincoln, ladeiam a imortal Solange Leminski, após a solenidade de posse.

Sede: Curitiba - Paraná

Envie seus trabalhos para mhariolincolnfs@gmail.com